Como em qualquer trabalho artesanal, as peças confeccionadas em feltro exigem paciência, cuidado e sobretudo Capricho.

O feltro por ser uma espécie de tecido, faz peças bem singelas e delicadas como as peças da Conhecida artesã Erika Catarina, que que mostra toda essa delicadeza e amor em cada peça que faz.

feltro erika catarina

Mas com ele pode-se fazer peças grandes e imponentes também, como este Sapato decorativo para festa com tema Circo, da conceituada artesã Elaine Oliveira.

sapato-de-palhaco-sapato-de-palhaco elaine artesã

E para estes resultados lindos, a exigência é sempre estudar, aprender e se Aprimorar na técnica. Para isso segue algumas dicas importantes para o trabalho com Feltro.Não corra, como a maioria das peças em feltro são feitas costurando a mão, como dito a cima, é preciso paciência  para produzir peças bem acabadas.

  1. Não corra, como a maioria das peças em feltro são feitas costurando a mão, como dito a cima, é preciso paciência  para produzir peças bem acabadas.
  2. Os pontos mais utilizados no feltro são Ponto Caseado e Pesponto, para resultado bem delicado e sútil, faça pontos pequenos e sempre do mesmo tamanho.
  3. É bom que a linha usada seja o mais fina possível(claro dependendo do aspecto que queira no trabalho), as linhas mais usadas pelas “Feltreiras”, são a própria linha de costura e a Meada, que tem 6 fios, a quantidade de fios usada varia de gosto.
  4. A tesoura para cortar o feltro pode ser da preferência de quem vai fazer a peça, o requisito é que esteja bem amolada e que para preservar o corte seja usada somente para o corte do feltro.
  5. Tome cuidado com os riscos com canetas, para que não apareçam após a peça pronta. Se riscar o feltro, procure sempre riscar do lado avesso, e se conseguir utilize caneta que apaga após um tempo.
  6. Tenha cuidado com a cola quente, pois ela pode manchar o Feltro, um dos truques das artesãs é passar o ponto de cola e apertar bem, até que esteja totalmente colada, mas cuidado com excesso de cola.
  7. A agulha também é importante ferramenta de trabalho, use a que melhor se adaptar, as mais indicadas são a de pontinha mais fina, para entrar melhor no feltro.

Estas são Dicas básicas, claro tem muitos fatores e técnicas para que a peça seja o mais bem feita o possível, uma das mais importantes se você é iniciante na feltragem é o Treino, faça e refaça as peças para obter os melhores resultados e assim se torne uma Expert na técnica do feltro.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!