Feltro é profeltrovavelmente uma das mais antigas artes e ofícios do mundo, e ao mesmo tempo atualizado até aos nossos tempos modernos. Porque a lã sendo uma fibra natural e tratada de uma forma ecológica, resulta num produto de qualidade e de longa duração, mantendo a sua melhor temperatura, sendo benéfico para a sua circulação e protegendo a sua pele.  A base para se fazer feltro é lã limpa e penteada, água quente e sabão. A lã é colocada em camadas, sendo molhada com água quente e sabão, depois é prensada, esfregada, enrolada e moldada até chegar ao tamanho econsistência desejada.

O processo necessita de muito tempo e um trabalho intensivo, para resultar num tecido forte e durável.

  • Feltro é isolamento – Mantém-se quente no Inverno e protege do calor no Verão.
  • Feltro é resistente a água –Pode usar o mesmo com chuva e/ou neve e não vai ficar molhado/a, porque repele os líquidos. A água desliza sobre a superfície do tecido. Mesmo que a sua peça em feltro eventualmente fique molhada, mantem sempre a sua temperatura e o seu corpo quente. A lã tem a capacidade de armazenar humidade até 35% do seu peso, sem termos a sensação de estarmos molhados. Em relação à humidade na lã, esta pode absorver, manter e repelar a mesma.
  • Feltro é anti-estático – A lã tem muito pouco tendência a recolher electricidade estática, porque naturalmente absorve humidade do ar, e isto é porque …
  • Feltro é durável – As fibras da lã têm o poder de alargar, encolher e recuperar antes de se partir. O resultado é um tecido extremamente robusto e durável, que irá durar sem perder a sua forma.
  • Feltro é flexível – O feltro pode ser feito e moldado de variadas maneiras. No feltro é utilizado lãs de finas qualidades para chapéus, vestuário e acessórios. Da mesma maneira é utilizado lãs de grossas qualidades para carpetes, botas ou sacos/bolsas grandes.

coracao-de-feltrofeltro1

Instruções de lavagem

Devido às suas propriedades naturais, sendo uma fibra natural especial, a lã tem a habilidade de se limpar por ela mesma, repelando a sujidade e líquidos. Normalmente umas boas sacudidelas e pondo num local exterior a apanhar ar fresco é suficiente. Não precisa de ser lavado com muita frequência.

Para o caso de lavagem, use água tépida com detergente para lãs ou mesmo um pouco de shampoo, lave podendo mesmo esfregar a peça e enxague retirando todos os resíduos do detergente completamente, esprema bem a peça. Volte a corrigir a forma inicial da peça à mão, enquanto molhada e coloque a secar naturalmente numa posição horizontal, sobre uma toalha.

Não recomendado utilizar em máquinas de lavar e/ou de secar.

Fonte: feltrosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!