A Cartonagem é a técnica de moldar o papelão, transformando-o em Peças sejam elas utilitárias ou decorativas, é uma técnica muito antiga, que conforme a história, era usada para fazer máscaras funerárias no Egito.

A técnica de cartonagem geralmente têm o acabamento em tecido, são caixas, maletas,  porta-retratos, porta óculos, bolsas entre outros.

O material base para a Cartonagem é o Papelão papelão que dá ao artesão uma flexibilidade maior para criar peças lindas.

O papelão mais usado é chamado de Papelão cinza, também é conhecido como holler, o que na verdade é uma marca de papelão. Pode também ser usado o papelão paraná ou papelão ondulado, dependendo da peça a ser confeccionada. Estes papelões tem várias espessuras, passando por mais finas como 1.0mm ou mais grossas 2.8mm ou mais. Sendo que artesão usam o com espessura mais fina para peças menores e o mais grosso ou de maior espessura para peças maiores, quanto maior a peça, maior pode ser a espessura do papelão.

A cartonagem com acabamento em tecido tem um efeito delicado que deixa caixinhas presenteáveis perfeitas com acabamento de primeira. Você pode também aplicar a técnica de pet work sobre a cartonagem, basta optar por um papelão mais grosso.

Materiais usados na técnica:

Papelão Cinza ou Paraná – Sendo que o mais indicado é o cinza pois é mais firme e confere um melhor acabamento. O Paraná é mais aconselhado para bolsas ou peças que precisam de ser envergadas, pois ele é mais mole.

Para o acabamento em algumas partes como por fora por exemplo, usa-se também o papel cartão comum, aqueles encontrados em papelarias.

 

Papelão cinza- A cor é cinza mesmo                                   Papelão paraná- A cor é este creme, amarelado.

papelao-cinza                     papel-parana

Cola Branca Pva extra

Muitas artesãs que estão iniciando tem dúvidas sobre cola, pois a referência de cola que se tem sempre é aquela cola branca escolar. Mas na cartonagem ou em artesanato quase geral é usado Cola branca extra, que é uma cola a base de pva e o diferencial dela é que sua composição é menos aquosa, ou seja quase sem água. Por isso para trabalhos com tecido ela é indicada, pois com esta composição é mais difícil a penetração na trama assim não mancha. Hoje em dia  existem várias marcas no mercado, mas houve uma época em que uma marca reinava quase que soberana e por isso ficou muito conhecida, a de rótulo azul, (cascorez).

cola-branca

 

Tecido 100% algodão

O tecido 100% algodão é o mais usado em artesanato geral, para forração e na cartonagem, pois possuem as tramas mais fechadas e assim junto com a cola extra dificulta que o tecido manche, a cola quase não penetra entre as tramas do tecido. A diversidade de estampas no mercado é grande, o tecido pode ser Nacional ou importado. Os nacionais estão vindo com uma qualidade muito boa e tem encantado os olhares.

tecidos

Dependendo da peça ainda tem os acessórios e aviamentos como alças de metal ou couro, pés, rebites, bailarinas, fechos, puxadores, rendas, elásticos,  fitas, entre outros.

Ferramentas para a Cartonagem:

Base de Corte, estilete, régua de metal, rolinho de espuma, pincel, fita crepe com suporte, espátula, gabaritos, cantoneira ou fio de cabelo,  fita métrica, furão, lapiseira 0,5.

kit_iniciante_cartonagem

A técnica é muito encantadora e ainda tem muito a crescer no Brasil, portanto torna-se uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro com artesanato.

A baixo algumas peças feitas com a Técnica de cartonagem, inspire-se para criar.

 

caixa-cartonagem-lembrancinha-bis                   porta-joias-em-cartonagem-modelo-luxo-provencal

 

bolsa-cartonagem cartonagem-projetada-para-festas maletas7                   caixa-em-cartonagem-com-kit-batizado

One thought on “Conhecendo a técnica da Cartonagem – Materiais e Ferramentas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!