O Feltro é um material muito versátil, com ele pode-se fazer trabalhos lindos para as mais diversas ocasiões.

Muitas pessoas que estão começando a trabalhar com esta técnica, tem dúvidas  de qual ponto usar para aplicações ou para fechar as peças.

Claro depende muito da peça a ser feita, mas um dos pontos mais usados é o Caseado, é um ponto bem fácil de ser feito e que pode ser usado em praticamente todos os trabalhos com Feltro.

Usado por bordadeiras e costureiras , o ponto caseado (festão ou caseado aberto) é muito útil para evitar que o tecido desfie e em trabalhos decorativos. O ponto caseado consiste em uma seqüência de pequenos pontos verticais e retos, ligados entre si por uma laçada. É um ponto muito antigo e tradicional, usado há séculos para arrematar cobertores e casas de botões, daí o nome.

Trabalha-se o caseado da esquerda para a direita: a agulha é puxada de cima para baixo, por cima da linha de bordar. Para um bom acabamento, todos os pontos devem ter a mesma altura e ficar rigorosamente paralelos entre si.
Em trabalhos de decoração, como nas aplicações, no patchwork ou no bordado mexicano, os pontos variam. Para contornar uma flor, por exemplo, os pontos não são iguais nem paralelos, nem ficam em linha reta.

Alterando-se o comprimento dos pontos, obtêm-se vários e diferentes efeitos decorativos; pode-se, por exemplo, alternar pontos mais altos e mais baixos, separados ou reunidos em pequenos blocos de dois ou três pontos da mesma altura.

O caseado é usado para arrematar bordas arredondadas em guardanapos ou lenços. Variações deste ponto, como o caseado aberto ou o caseado cheio, são usadas também em bordados mais delicados, como recortados e ponto-sombra.

Abaixo os passo a passo deste ponto em imagem e vídeo, para que não reste dúvidas e você possa aprimorar e fazer trabalhos com acabamento perfeito.

pontocaseadopasso-a-passo

 

Fonte youtube- Viviane Magalhães

One thought on “Primeiros passos no Feltro- Fazer ponto caseado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!